skip to Main Content
Menu
A História Do Vale Do Silício

A história do Vale do Silício

O Vale do Silício (silicon valley) é uma região de cidades na Califórnia – EUA que se tornou um polo industrial englobando milhares de empresas ligadas ao ramo tecnológico. Começou a se desenvolver por volta de 1950 e está presente pelo decorrer de 15 municípios além de sua sede principal em Polo Alto. O Vale é conhecido mundialmente por ser o maior centro de inovação e desenvolvimento tecnológico-empresarial, justamente por promover a maior facilidade de negócios e networking dentro de uma única região. Muitas empresas nasceram do Vale, devido a maior facilidade de  desenvolver financiamentos para Startups. Uma curiosidade interessante é que o nome “Silício” foi escolhido devido ao próprio elemento químico (Si), a matéria-prima básica e fundamental na produção da maioria dos circuitos e chips eletrônicos. 

Dentro da história, o Vale do Silício possui um papel extremamente importante no avanço tecnológico e industrial do mundo que conhecemos hoje. A história do Vale do Silício deixa claro que a junção de eventos, como a descoberta do ouro na região de São Francisco e a corrida espacial, por exemplo, foram determinantes para a transformação da Baía de São Francisco no polo de inovações que conhecemos. No final da década de 1840, foi descoberta uma quantidade considerável de ouro em São Francisco, o que atraiu pessoas de milhares de lugares para a costa oeste do continente norte-americano. Esse evento ficou conhecido como a corrida do ouro, que resultou no enriquecimento de muita gente, mas quem não teve sucesso também começou a investir em outros negócios para sobreviver. A principal alavanca para o crescimento do Vale atual foi sua atividade na segunda guerra mundial e na guerra fria, devido a necessidade de produção bélica e de aviões de caça. Porém existem algumas ressalvas de historiadores que datam a origem do Vale do Silício no ano de 1906, e associam a origem do rádio. Na época, engenheiros tinham seus laboratórios instalados na região e iniciaram os testes deste meio de comunicação. Por ser um local propício, com facilidade para obter materiais e baixo custo, vieram outras empresas do ramo de tecnologia do mundo todo, também com o intuito de conseguir avanços em eletrônica e tecnologia.

Atualmente, as maiores empresas que residem no Vale do Silício são: Intel, HP, Google, Apple, Yahoo!, Facebook, Twitter, Netflix, Microsoft, Oracle, Adobe, NVidia, Evernote, Dell, Linkedin, Samsung, Electronic Arts, Pixar, Amazon, eBay, PayPal, Mozilla, Sony, Whatsapp, Nokia, Mitsubishi, Canon, Atari, IBM, Panasonic e Groupon. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search