skip to Main Content
Menu
A Sexta-feira Santa E Da Paixão

A Sexta-feira Santa e da Paixão

Uma das datas mais importantes para o calendário cristão é a sexta feira santa, ou sexta feira da paixão, onde se relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo, seguida pelo sábado de aleluia e o domingo de páscoa. A semana santa é marcada por orações e homenagens que representam a devoção e gratidão dos cristão à Cristo. 

Por que não se come carne?

A restrição do consumo de carne vermelha durante a sexta feira santa é uma simbologia que representa um sacrifício em homenagem à dor e ao sofrimento que Jesus passou na Cruz. Antigamente, era comum que os devotos passassem todo o período da quaresma em jejuns intercalados e sem o consumo da carne vermelha, mas esse costume foi abandonado com o passar do tempo. Hoje em dia a comunidade cristã opta por usar a carne de peixe e de porco, principalmente, em suas refeições durante esse dia. 

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira. Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano. Procissões e reconstituições da Via Sacra de Caraaó (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.  A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search