skip to Main Content
Menu
Dia De São José

Dia de São José

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março. Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: São José, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo e é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

A história do santo

São José estava noivo de Maria, porém decidiu abandoná-la ao descobrir que estava grávida pois sabia que o filho não era seu. Pensara nesse abandono pois queria salvá-la da morte por apedrejamento, mas logo depois recebeu a visita de um anjo em seus sonhos. O anjo lhe disse que o filho que Maria estava esperando foi uma intervenção do Espírito Santo, e que portanto ele seria o enviado Filho de Deus. José repensou a situação e decidiu aceitá-la como esposa. Levou Maria a Belém para o nascimento de Jesus. O anjo, porém, deu novo aviso a José, em sonho. O anjo avisou a José que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou-o pegar o menino e sua mãe e fugir para o Egito com eles. José obedeceu. Assim, a sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. José dedicou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. Claro, Jesus é o Filho de Deus. Porém, se analisarmos o comportamento de Jesus do ponto de vista humano, veremos que ele (Jesus) foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente. Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. 

O que podemos aprender com São José?

  • A Obediência: a toda ordem dos Céus, José foi obediente, pela vida de sua família ele seguiu o trajeto escolhido por Deus. 
  • O Valor do Silêncio: A vida de São José foi discreta. Na bíblia há poucos registros sobre ele e não existe registro de palavra alguma que tenha saído da boca daquele que educou Jesus no amor e na humildade.
  • A Justiça: Diante da situação embaraçosa de encontrar aquela que lhe foi prometida em casamento grávida, São José não difamou Maria. José era justo. Na bíblia,  ser justo significa ser puro diante de Deus.
  • A Fé: A Fé de São José foi tão fecunda que acreditava profundamente em como Deus se comunicava com ele, através dos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search