skip to Main Content
Menu
Dia Do Consumidor

Dia do Consumidor

Ano após ano, essa data vem ganhando mais espaço no mercado brasileiro devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Assim, acabou se tornando um evento praticamente obrigatório para qualquer empresa. Como os resultados financeiros deste dia mostraram-se altamente eficientes, recentemente surgiu a ideia de expandi-lo para a Semana do Consumidor, para que os clientes tenham mais oportunidades de efetuar suas compras.

DE ONDE SURGIU?

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor teve sua origem em um discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962. Kennedy ressaltou os princípios básicos da proteção dos interesses dos consumidores e, alguns anos depois, a data foi oficializada. Este dia celebraria os direitos conquistados pelos consumidores, mas ao longo do tempo tornou-se uma ferramenta de vendas. Assim, No início de 2022 uma das maiores plataformas de compras on-line do mercado, a Shopee, fez uma pesquisa com seus clientes e recebeu o resultado de que 68% de seus clientes brasileiros possuem intenção de comprar no dia do consumidor pela primeira vez. Isso demonstra como a procura do consumidor vem subindo radicalmente, uma grande oportunidade para as empresas que souberem usar esse dia ao seu favor. 

O CONSUMIDOR

Além de representar um marco na história dos direitos do consumidor, essa data é muito esperada graças aos enormes descontos oferecidos e à maior facilidade de pagamento para quem busca economizar e aproveitar de seus benefícios. Entretanto, a propaganda que dissemina a ideia de “gastar menos” é apenas uma jogada de marketing que faz o cliente acreditar que está sendo mais esperto do que o comércio. Com tantas ofertas, promoções e anúncios, o cliente acaba encontrando muito mais opções de compra do que ele esperava, e assim, tende a gastar mais do que normalmente gastaria. Ao lhe oferecer um produto desejado por um preço mais acessível, ele sente que é a hora de riscá-lo de sua lista de desejos, pois esta oferta não lhe será apresentada tão cedo novamente. É claro que, além das jogadas bem pensadas das empresas, o cliente também estará em lucro. Esta data demonstra-se tão eficaz para o mercado porque os dois lados acabam se beneficiando. 

COMO USÁ-LO A FAVOR DA SUA EMPRESA

Acima de tudo, entregue uma boa experiência de compra. Dessa forma, você estará criando uma relação com o cliente, que poderá vir a procurá-lo de novo. Cada vez mais os brasileiros prezam pela eficiência, usabilidade e bom atendimento quando compram pela internet ou presencialmente. Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Accenture, 47% dos entrevistados que afirmaram estar insatisfeitos com uma experiência de compra online disseram evitar o site dessa marca ou loja no futuro. No entanto, essas mesmas pessoas revelaram estarem dispostas a pagar mais por uma experiência de compra que superasse as suas expectativas. Muitos dos valores defendidos pelo Dia do Consumidor têm suas origens em problemas decorrentes do pós-venda, como dificuldades no momento de trocar um produto, por exemplo. É importante que durante todo o ano seu time de atendimento entregue uma experiência de pós-venda que atenda de fato as necessidades do comprador e mostre que o seu e-commerce é um lugar seguro para fazer compras. Apesar do Dia do Consumidor ser muito forte em lojas físicas, o e-commerce também se favorece muito com a data. Em 2018, 13 milhões de visitantes navegaram pelas principais lojas online do país em busca de ofertas. E ao longo da semana que antecede o dia, houve um aumento de 26% nos downloads de apps de varejistas. Com o grande volume de vendas, é preciso desenhar uma estratégia de marketing eficiente, levando em consideração todas as etapas de compra, desde atendimento até a entrega. Com isso em mente, a sua empresa pode decolar durante esta data. Portanto, aproveite as dicas e desfrute de forma inteligente essa grande oportunidade para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search