skip to Main Content
Menu
Os Ensinamentos Do Dia 14

Os ensinamentos do dia 14

14 de março, apenas mais um dia em nosso calendário, mas que possui grandes significados por trás. Nesta segunda-feira comemoramos três datas especiais que muitas vezes passam despercebidas: o dia dos animais, o dia da poesia e, não menos importante, o dia do vendedor de livros. Essas datas existem por uma razão, revestem-se de importância por representarem o esforço de se manter vivo na memória coletiva algum acontecimento ou homenagem com certa relevância social.

COMO SEU PET PODE INFLUENCIAR NA SUA SAÚDE?

Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar seu bichinho lhe esperando, não é mesmo? Todos sabemos como eles conseguem nos contagiar com sua energia inacabável para aprontar travessuras e brincar cheios de alegria. Porém, são poucas pessoas que conhecem todos os benefícios que nossos amigos peludos conseguem proporcionar à nossa saúde. Diversos estudos recentes analisaram  o impacto de ter um animal de estimação para a nossa saúde física e mental. A relação com os pets pode aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, bem como estimular a prática de atividades físicas e pode ajudar a melhorar índices de saúde. Como conclusão, o estudo indica que os tutores de pets, têm comportamentos menos sedentários e taxas de colesterol e pressão arterial mais baixas, além de menor risco para arritmias. Uma das razões pelas quais nós sentimos tantos efeitos terapêuticos ao nos relacionarmos com os animais é que os bichinhos atendem uma necessidade muito básica para a condição humana: o toque. Acariciar, abraçar ou brincar com um animal de forma carinhosa pode trazer efeitos calmantes imediatos. Além disso, a companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão.

A IMPORTÂNCIA DA POESIA PARA A CULTURA

A arte é uma forma de provocar o senso comum que estamos acostumados. Ela alivia, inspira, motiva e emociona. Além disso, mostra que a vida também vale ser vivida quando não é focada só em trabalhar, em acumular dinheiro, em ficar horas longe de quem se ama tentando alcançar seus objetivos erroneamente. Um livro de poemas pede que seja lido com calma, saboreando cada verso, tentando relacioná-lo às suas experiências pessoais, voltando a alguns depois de um tempo. Não é algo que se faz com pressa, mas que exige pausa, interpretação e apreciação. Ler uma poesia é uma atividade enriquecedora para a alma, ela nos ajuda a interpretar a vida de inúmeras formas diferentes e nos presenteia com uma onda de emoções a cada verso. Quando um poeta escreve o que está dentro de si, ele passa adiante o que sua alma deseja contar ao mundo. A leitura poética é uma coisa muito bonita de se vivenciar, e deveria ocupar muito mais espaço em nossas vidas. 

OS JOVENS ESCRITORES 

Para comentar sobre o dia do vendedor de livros, nada melhor do que citarmos um jovem escritor que, aos 14 anos, já possui 3 livros publicados: Miguel Zambon. Filho de uma escritora e um escritor, a folha nunca cai muito longe do galho. Um adolescente brilhante que cresceu com a influência didática da mãe, vendendo milhares de suas obras por aí. Ao estimular uma criança a desvendar sua criatividade, você está proporcionando um futuro enriquecedor para ela. Nossa cultura literária é, de fato, muito vasta, mas conta com uma média muito baixa de escritores infantis. E qual a razão por trás disso? Temos uma mania de acreditar que devemos ler apenas aquilo que foi escrito por um adulto, um ancião, um velho mestre. Mas a cultura não se manifesta apenas em um grupo seleto de participantes. Ao ler a obra de um jovem escritor, você tem tantas chances de aprender algo novo quanto ao ler um livro “adulto”. As crianças são intensas, verdadeiras, detalhistas, e sempre possuem algo a nos ensinar. Portanto, procure abrir a sua mente para uma linda e vasta categoria da nossa cultura: a mente juvenil.

 

#empresa #blog #taniazambon #itz #institutotâniazambon #escritores #empresário #empresária #negócios #diadosanimais #diadapoesia #vendedordelivros #migueelzambon #literatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search