skip to Main Content
Menu
Outubro Rosa

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

É muito importante desmitificarmos muitas ideias que existem acerca do câncer de mama para que a luta seja mais rápida e eficaz. O câncer nas mamas é mais comum no brasil do que imaginamos, e ele pode sim, mesmo que raro, aparecer em homens. Não existe uma causa única, diversos fatores podem intervir para o surgimento da doença, que tem o risco de se desenvolver com o passar da idade, principalmente após os 50 anos. 

Em resumo, é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama que ocorre no mês de Outubro de cada ano. O rosa se refere ao laço que simboliza a luta contra a doença e também um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. Durante a campanha, entidades de saúde, instituições públicas e privadas de diversos setores se mobilizam em torno do tema. É comum que as empresas distribuam laços rosas para que seus funcionários usem na roupa, como forma de mostrar que todos estão engajados na causa. A mídia também cumpre um papel importante, divulgando informações relevantes sobre os riscos da doença, a importância do autoexame, bem como sobre os locais para fazer a mamografia. Os programas de televisão geralmente recebem médicos e especialistas para explicar sobre o câncer de mama e tirar dúvidas do público. As cidades ao redor do mundo costumam iluminar seus principais monumentos com uma luz rosa à noite, como já aconteceu no Rio de Janeiro com o Cristo Redentor, em Paris com a Torre Eiffel, entre outros. Além disso, ocorrem diversos eventos nos espaços públicos, como palestras, exposições, desfiles, caminhadas, distribuição de materiais informativos e assim por diante.  Todas essas ações são formas de sensibilizar as pessoas, principalmente as mulheres, sobre uma doença perigosa que representa um risco muito grande para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search