Planejamento pós-pandemia
Com a mudança radical do mercado durante o período de pandemia, a necessidade de atualização do planejamento estratégico para a tomada de decisões imediatas nas empresas tornou-se urgente. A perda de faturamento, o fechamento de empresas, a mudança no comportamento do consumidor e a queda das vendas deixou explícito o quão importante é pensar e planejar as ações que serão tomadas para reduzir os riscos e aumentar as chances da retomada nos negócios a partir do novo normal.
E POR QUÊ EU PRECISO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Um plano estratégico, quando bem feito, se torna o mapa da empresa. É a base para qualquer empresário alcançar seus objetivos. Atualmente no Brasil, apenas 6% das empresas possuem um planejamento. Ou seja, apenas em implantá-lo a sua empresa já terá uma vantagem competitiva em relação a 94% das empresas brasileiras. O planejamento estratégico permite que as organizações sejam proativas em vez de reativas, estabelece um senso de direção, cria uma visão focada no futuro, chama atenção para possíveis falhas, acompanha o seu progresso com base em metas estratégicas e torna o seu negócio muito mais durável.
O QUE EU FAÇO?
- Faça uma análise SWOT: Uma análise SWOT examina os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que sua empresa enfrenta. Dê uma olhada nos pontos fortes do seu negócio que o ajudaram no decorrer da pandemia, bem como nas áreas em que não funcionaram e foi mais fraco.
- Crie um plano para que todos possam realizar: Depois de saber para onde deseja que sua empresa vá, você e sua equipe podem começar a traçar o roteiro de como chegarão lá.
- Comece com os principais objetivos: Trabalhe um objetivo-chave de cada vez, começando com onde você está e decidindo quais são as etapas que devem ser realizadas para atingir o seu estado desejado, ou seja, onde você quer chegar.
- Acompanhe o seu progresso: Crie procedimentos para verificar seu progresso durante suas operações diárias. Configure relatórios, estabeleça métricas úteis e faça planos para verificar suas metas regularmente. Se você perceber que não está cumprindo certas metas no prazo, sente-se com sua equipe para fazer novos planos para que essas metas sejam atingidas.
- Construa um plano estratégico forte: Seu plano orientará seus negócios na forma como você responde a essa crise e o ajudará a sair do outro lado mais forte do que nunca. Dê uma boa olhada para onde você quer ir e desenvolva um plano para chegar lá.